domingo, 29 de novembro de 2009

A Pequena Ponte

Um peregrino ia caminhando tranquilamente quando avistou um lugar de repouso, situado do outro lado de um obstáculo: um caudaloso curso de águas, belo mas traiçoeiro. Felizmente, notou que havia uma pequena ponte ali posta.

A ponte não era charmosa ou cheia de luzes, nem vistosa e atraente como as que costumam ser fotografadas e admiradas. Ela era simples, muito simples. Não tinha várias pistas ou sinalizações coloridas, tampouco era extensa. Pode-se dizer que era apenas firme, e levava ao outro lado. Do outro lado sim, estava a verdadeira beleza - não na ponte em si. O outro lado era o lugar de repouso e o abrigo acolhedor. E essa visão acelerou os passos do peregrino, fazendo-o cruzar a ponte com passos decididos, e ir ao lugar desejado.

Todavia, ao cruzá-la de repente ele descobriu-se envolto por uma presença gloriosa, cheia de poder e majestade, e deteve o passo. Pôde então ouvir a voz suave a lhe dizer: "Filho, o único Caminho que traz a mim tem várias pontes assim. Pontes que dificilmente são notadas. Sabe, filho, não é nada fácil ser uma ponte que faz com que outros permaneçam no Caminho. Para uma ponte, a firmeza pouco notada de sua estrutura é muito mais importante que sua beleza, pois a firmeza é que inspira confiança. Quando pisadas pelos que passam, elas não reclamam nem fazem grande barulho, pois quanto mais firmes são, menos rangem em protesto. Elas entendem que não estão ali aguardando a retribuição daqueles que as cruzam. E depois de pisadas, ainda veem os outros indo além e chegando a lugares que elas mesmas gostariam de estar. Outros se movimentam e progridem, mas elas continuam paradas e geralmente são esquecidas pelos que através delas alcançaram o que precisavam.

Filho, sei que apesar dessas dificuldades você gostaria de ser uma ponte assim, mas sabe que não tem estrutura suficiente para suportar o peso de conduzir vidas ao meu Caminho, e de aproximá-las de meu repouso. Não é fácil se prostrar e se pôr entre os que lhe pisam de um lado, enquanto do outro suporta a pressão das águas turbulentas e perigosas. Mas Eu lhe ofereço o mais poderoso dos pilares, através do qual poderá suportar pressões e pisaduras de todos os tipos, e mesmo assim ser feliz e realizado, cumprindo sua nobre missão com sabedoria e paz.

Eu lhe ofereço as colunas de meu amor. Sim, sei que seu amor humano é fraco e débil, pois espera ser reconhecido e exige devolução. Mas meu amor é completo e perfeito, é mais forte do que as muitas águas, mais firme do que as pisadas, mais imutável do que o tempo, e mais gratificante do que qualquer passo que suas próprias pernas possam dar.

Filho, ser ponte é andar em amor sem ter pernas, é morrer para que outros vivam. É descobrir no silêncio que mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

É ser um com o Caminho... e se encher de alegria, ao ver que isso basta!"

Um comentário:

  1. cara na Boa muito boa a reflexão
    falou muito comigo
    espero ansioso que Cristo me use como ponte um dia...

    ResponderExcluir