quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Problema da Máscara


O problema da máscara é que o mesmo objeto que possibilita alcançarmos o que desejamos, também nos isola de sermos tocados ou satisfeitos por tais coisas. Se sua máscara faz com que alguém lhe dê carinho, ela também o impede de verdadeiramente senti-lo, pois tal afeto nunca será capaz de atravessar a superfície impermeável de sua máscara!

Mesmo não sabendo explicar, sentimos os efeitos colaterais dessa falta de amor sincero, e por isso nos desesperamos na tentativa de arrancar as máscaras. Muitos, porém, têm tanto medo de ter sofrimento ainda maior caso a removam, que logo desistem e se conformam a viver lacrados em seus sepulcros belos, florais e mascarados. Sabem que é terrível viver com a máscara, e sabem que jamais descobrirão o que é amor a menos que a arranquem – mas ao mesmo tempo, sabem que não haverá quem as ame caso possam arrancá-las e mostrar ao mundo o que sinceramente são.

Assim como Jacó, em seu íntimo sabem que só têm alguma benção porque fizeram e fazem de conta que são outra pessoa, e que desde a infância ou desde há muitos anos têm mentido constantemente a seu próprio favor. Todavia, em rota de colisão com o que almejaram ser, agora estão no vale e lutam durante toda a madrugada contra Alguém que lhes quer arrancar a máscara; Alguém que quer que lhe confessemos qual é o nosso verdadeiro nome, nossa real identidade, nossa condição, nosso falso caráter e o quanto somos enganadores.
Deus sabe quem somos, Ele nos vê assentados debaixo de nossa figueira como viu a Natanael! Quer arrancar a máscara da face de Jacó não para expô-lo ao ridículo e desprezá-lo – não, Ele sabe quem somos, foi o único que sempre o soube! Exige confissão não para nos amaldiçoar, mas, pelo contrário, para nos abençoar como fez com Jacó! Tem um novo nome para nos dar, mas para isso temos que denunciar nossa velha identidade, pois ao confessarmos as máscaras caem!

Será inútil buscar amor em outra fonte. Você pode mergulhar em muitos relacionamentos e atividades, mas ainda assim sua máscara sempre será um submarino, que o fará estar submerso sem contudo se molhar! Cristo é o único que irá amá-lo mesmo que você esteja de rosto lavado, livre das maquiagens da vida.
Talvez você esteja com medo de tirar sua máscara. Talvez acredite que se ela cair seu sofrimento será maior do que tem sido. Quero lhe desafiar a ser amado por Deus, a máscara tem feito separação entre Ele e você. Não sei se você não quer tirar a máscara por medo, ou se gostaria de tirá-la mas simplesmente não tem forças, uma vez que hoje ela está demasiada cravada sobre sua identidade. Seja como for, peça coragem a Deus para ficar nu diante Dele, na fé de que será coberto e vestido com Seu amor.
Eu e você já temos nos escondido tempo demais sob a figueira e suas folhas, já temos gasto demasiado tempo compensando nossa solidão secreta com coisas que, no fundo, nunca nos atingem ou nos tocam. Jacó não poderá ser Israel a menos que confesse que é Jacó! Até lá continuará fugindo, sempre fingindo para si e para outros que é Esaú.
Deus, porém, luta conosco para arrancar nossa máscara, beijar curativamente estas feridas e nos declarar no poder de Sua soberania invencível:
“Amei Jacó e aborreci Esaú”!

2 comentários:

  1. Oi Tercio,

    Sou o Rossine, estudei com vc no Colegio Champagnat em Londrina. Ja faz anos que estou tentando encontrar vc. Me figa como podemos nos falar. me escreva.

    ResponderExcluir
  2. Depois de quase 10 anos, fala Rossine!! Meu email é teo.tbr@hotmail.com
    Escreve lá e deixa algum dado teu que entro em contato, abraço!

    ResponderExcluir