sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sem Fé é Impossível Viver ou Morrer


Cremos em Deus, e não parece haver dúvidas de que Nele podemos confiar. Porém, quando momentos de luta chegam, a questão é se confio Nele mesmo em meio à neblina. No fundo, a neblina da aflição nos presenteia nitidez para vermos que Cristianismo não tem a ver com o quanto sabemos, mas com o quanto estamos perseverando naquilo que Ele nos ensinou e prometeu.

Ontem fui a um compromisso. Para sair de casa, entrei em um elevador confiando que seus cabos não arrebentariam. Em seguida usei o carro, acreditando que nenhum mecanismo, barra, peça ou pastilha falharia, o que me poria em risco de vida. No caminho, cruzei três pontes cujas fundações estão no lodo, crente que engenheiros que não conheço fizeram cálculos adequados para que sustentem toneladas. Depois passei no mercado por acreditar que seus produtos possuem os dados prometidos na embalagem, e que em nenhum deles há adulteração, ainda que eu não conheça as pessoas por trás das marcas. Para pagar utilizei o cartão, pela fé de que meu banco é leal comigo, embora eu não tenha intimidade com ninguém que trabalhe lá. No fim da noite, quando voltei à casa, tive simplesmente fé de que o telhado não cairia sobre mim, e dormi tranquilo, crendo que mesmo que haja possibilidades reais, nenhum avião ou meteoro me atingiria dormindo...

Uau! Como vivo perigosamente! É impressionante conseguir dormir depois de tudo!

Em Atos 12.6-9 há uma situação que me surpreende, e não deveria. Pedro, o mais nervoso e agitado dos discípulos de Jesus, está na prisão na véspera de ser executado. Está acorrentado dentro da cela a dois soldados, duplamente algemado em um presídio cercado de sentinelas. A segurança é máxima, Pedro vai morrer e sabe disso - mas em sua última noite, ele está... dormindo!

De repente, surge um anjo do Senhor. Mas Pedro continua a dormir. A luz angelical explode no lugar com todo o fulgor. Mas Pedro nem desafina o ronco. Está tão maravilhosamente sonolento horas antes de ser decapitado que o anjo, talvez surpreso, toca em sua costela e diz: "Levante-se depressa"! Mesmo depois de liberto, na rua, o homem custa a distinguir se o que está acontecendo é real ou visão...

E era Pedro, o agoniado, na véspera de sua morte.

Assim como eu, Pedro confiava e por isso dormia. Só que ele confiava em Deus em qualquer momento ou circunstância, e essa certeza sacudiu e despertou sua fé; e então a sua alma pôde repousar, mesmo com a espada tão próxima de sua carne. Em outras palavras, se Pedro confiava em Deus para morrer, posso confiar Nele para viver!

Se confio em mecânicos, objetos, notícias, engenheiros, produtos e instituições que mal conheço, seria injusto e pecaminoso demais de minha parte agir ou viver como se Deus fosse um grande bandido - reconhecidamente temido, porém pouco confiável.

Amigos peregrinos! Que Ele nos ache descansando na fé que nos deu, e que assim sejamos mais e mais livres!

3 comentários:

  1. Nossa, que bofetada na cara:
    "...se Pedro confiava em Deus para morrer, posso confiar Nele para viver!"
    Vou guardar bem estas palavras no meu coração, mas, principalmente, vou procurar vivê-las.
    Deus te abençoe cada vez mais, Teo.
    Mah

    ResponderExcluir
  2. Oi, Téo! Parabéns pelo seu blog! Adorei!!! Pois você escreve super bem e confia Nele, reflete isso! abraços

    ResponderExcluir
  3. Que alegria saber que meus temores aquietados estão tocando outros! Como Ele é bom!

    ResponderExcluir