quinta-feira, 22 de outubro de 2009

De todo o Coração


"... Unifica o meu coração para temer o Teu nome. Eu te louvarei, ó Senhor Deus meu, de todo o coração..." (Salmo 86.11,12)

Se tememos alguém ou alguma coisa ou circunstância fora de Deus, nosso louvor a Ele fica dividido e incompleto. Por quê? Porque damos glória àquilo que tememos. Somente tememos aquilo que reconhecemos ter força ou ser importante para nós, portanto temor é uma forma indireta de atribuirmos importância e louvor.

Qual tem sido o nosso temor? Diariamente há constantes cabos-de-guerra sendo travados em nossos corações, e isso porque somos inconstantes. Temos tantos estados diferentes, tantas direções contrárias... meu pedido é que Ele entre e faça em nós "estados unidos", alinhando-os na direção do verdadeiro louvor a Ele (que não merece menos). Nem sempre é assim. Muitas vezes, se formos sinceros, diremos a Deus: "meu coração te louva 50%, porque os outros 50% estão em minha segurança própria, aquela que tanto temo perder". E como tememos perder coisas que nos dão falsa segurança, dando-lhes assim louvor!

Isso me faz lembrar uma antiga experiência. Quando criança ganhei uma pequena bicicleta. Ansiava imitar os adultos que via e logo nos primeiros momentos, com incrível facilidade, sentei e imediatamente saí andando nela. Dias depois, quando já estava confiante e até mesmo orgulhoso, fui privado de um detalhe que até então eu mal havia reparado: minha bicileta tinha rodinhas adicionais, e elas me foram tiradas. Dali em diante sofri intensamente a falta delas! Ao perdê-las descobri como as estimava, e por um momento pedalar já não foi interessante como antes. Tive incontáveis tombos e quase desisti. Hoje, porém, lembro-me daquelas rodinhas e elas me parecem bem ridículas. Perdê-las foi um fato básico no processo de crescer.

Andar com Deus não é diferente. Achamos que já andamos igual os "mais crescidos", mas logo vem o Pai e nos faz andar exclusivamente em Seu evangelho, sem qualquer suporte infantil. Isso dói? Sim, dói. Todavia, quando nos encontramos exclusivamente Nele podemos ir a lugares e a distâncias nunca imaginados. Quanto maior a maturidade maior a liberdade, e a maturidade está no ser e no depender do Senhor, única e completamente.

É aqui, somente Nele, que Ele se torna tudo o que temos, tudo o que precisamos, tudo o que nos satisfaz, tudo o que tememos, tudo o que louvamos - sim, Ele mesmo, Aquele que passamos a querer e a amar integralmente! E então os Seus mandamentos não nos são pesados...

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força" (Dt. 6.5)

Ah! Que Ele tire as nossas rodinhas para que O temamos e O louvemos inteiramente!

Um comentário:

  1. Ao consenguirmos andar sem as rodinhas, sentimos um ar de liberdade ..
    O vento soprando em nosso rosto gerando um ar de satisfação dentro de nós que exclama :
    Puxa consegui!!
    E aquilo que aos nosso olhos era tão essencial para a caminhada, Deus nos mostra que somente com Ele podemos andar seguros pois nenhuma rodinha pode nos ajudar na nossa caminhada para junto Dele.

    ResponderExcluir