sábado, 4 de junho de 2011

O mapa do Tesouro

"O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Achando-o um homem, escondeu-o de novo, então em sua alegria foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo" (Mt 13.44)



O tesouro está escondido no campo mais inusitado, nas amizades mais simples, nos lugares mais comuns, nas famílias mais normais, nas palavras mais singelas. Foi um milagre nós o descobrirmos, um grande milagre estarmos passando por ali bem na hora. O campo não era nosso e nem parecia ter muito valor, pois se tivesse não seria usado como atalho para pedestres desconhecidos. Lembro com alegria do dia em que me foi revelado haver tesouro de Deus em cada letra da Bíblia, bem como nas palavras e na vida de gente muito modesta. Lembro também como o Espírito Santo fez uma série de situações confluírem a fim de que eu, sem saber, tivesse de atravessar o seu campo para mim. Para ser franco, nós só o achamos porque, de um modo misterioso e perfeito, ele alterou nossas rotas e se pôs em nosso caminho.

Não estamos aqui falando de qualquer moedinha! Ele é o tipo de tesouro que faz você se desfazer de todo o resto. É o tipo de tesouro que não dá para carregar sem ser notado pelas pessoas. É tão grande que você precisa se mudar e passar a viver em torno dele. É a inesgotável jazida sobre a qual você deseja estabelecer os fundamentos de sua casa. É o tipo de tesouro que o cristão tenta esconder, mas logo suas atitudes e sua alegria acabam denunciando que algo novo está acontecendo.

Sua descoberta altera rumos e planos; começa por mudar o seu descobridor. Certos amuletos e joias prediletas, de valor pessoal e até sentimental, de repente vão parar no bazar, a preço de bijuteria. Uma a uma, você perde pessoas e coisas até então valiosas, e mesmo assim fica alegre. Vizinhos e conhecidos estranham, e logo surgem teorias e suspeitas a seu respeito. O enlouquecimento, sem dúvidas, é o diagnóstico unânime. Mas essas críticas e desprezo não os deixam ver o brilho do grande tesouro em nossos olhos. Por ele, nós perdemos o que tivermos de perder, porque a sua descoberta nos deu a eterna convicção de que sem ele, mesmo tendo tudo, seremos carentes para sempre.

Se não houver alegria por ele, não haverá renúncia. E se não houver renúncia por ele, a alegria se apagará. Mas quando consideramos o tesouro, essas renúncias perdem a própria identidade e deixam de parecer renúncias. E então, aquilo que custou tantas lágrimas e despedidas, aquilo que custou tanto desconforto e provocou tanta indignação dos críticos, quando finalmente nos apossamos do tesouro, aquilo que doeu tanto sem ninguém perceber torna-se a razão de abrirmos um sorriso ainda maior.

Custou tanto, dizemos, custou tudo! E mesmo assim, Senhor Jesus, foi de graça.

Ah, meu amigo, se você o tem buscado e ainda não o achou, lembre-se da Bíblia! Nela, como em todo mapa do tesouro, procure pela cruz. Pois onde está a cruz, ali está nosso verdadeiro tesouro.

Um comentário:

  1. Obrigada Senhor, por me conduzir a este campo onde pude encontrar o mais belo Tesouro.

    ResponderExcluir