sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mudanças de um peregrino


A vida cristã é uma vida de mudanças. Se você é resistente a elas provavelmente se descobrirá resistindo àquelas que o Senhor deseja operar em sua vida. Na jornada cristã mudamos de hábitos, damos adeus à amigos, mudamos de lugar, de fases e ideias. Mudamos porque crescemos, mesmo que isso às vezes doa. Mudamos porque fomos chamados para ser semelhantes a Jesus, e quando Ele nos chamou não éramos nada semelhantes a Ele.

Um cristão sempre está em mudança e de mudança. Em mudança porque está em processo de crescimento, aperfeiçoamento e conformação com a imagem gloriosa de Cristo. De mudança porque suas raízes não devem se apegar à coisas, objetos, assuntos, lugares e até mesmo à pessoas desta vida. Estamos de passagem. Mesmo que moremos a vida inteira na mesma casa estamos nos movendo, mesmo parados avançamos. Amizades e ruas que um dia serviram já não servem, hábitos que usamos já não caem bem e ideias que nos pareciam tão justas agora clamam por abandono, revelaram-se pequenas demais.

Muitas coisas que guardamos e colecionamos se mostram inúteis quando mudamos, seja de lugar, seja de mentalidade. Relíquias já não têm espaço e adaptações são exigidas. Objetos e artigos que acumulamos movidos por insegurança têm de ser removidos. Renúncias são necessárias pois sem elas não haverá espaço para o novo e o melhor. Mudanças nos ensinam que precisamos nos livrar de muitos pesos que têm pouca ou nenhuma utilidade. Temos de promover limpezas a fundo, reler conceitos e planos antigos e rasgá-los, pois já não condizem conosco.

Mudar é um processo doloroso, mas que nos educa a viver só com o necessário e o importante. Até alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus estaremos sempre nos mudando, sempre passíveis de mudar, sempre mudando e sendo mudados. Às vezes choramos porque nossas raízes se perdem, porque não conseguimos ser como os demais. Nessas horas, porém, receberemos uma consolação maravilhosa, pois Ele nos deixará ver que quanto menos raízes temos aqui, mais enraizados estamos no Deus cujo amor por nós jamais mudará!

E a garantia de que Suas mudanças em nós valem a pena é dada pelo mesmo Jesus que renunciou o céu e mudou-se para a terra, levando Sua cruz da antiga Jerusalém até o Calvário. É Ele, caros peregrinos, que nos convida a seguirmos Suas pegadas, porém na direção inversa, isto é: renunciarmos a terra e nos mudarmos para o céu, levando nossa cruz do Calvário até a Nova Jerusalém após Seus passos vitoriosos!

2 comentários:

  1. Sempre de mudanças...
    que Cristo possa mudar nossas vidas diariamente mesmo até chegarmos a ser como ele...
    Obrigado pelas palavra irmão, sempre edificantes...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, este texto me tocou profundamente.
    Vou copiá-lo num e-mail e passá-lo a alguns amigos. Preciso compartilhar!

    ResponderExcluir