quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Caminho chamando

Tem dias assim, em que parece que todos aqueles sonhos que Deus um dia prometeu realizar em sua vida parecem estar há milhares de anos-luz (ou “anos-sem-luz”, eu diria) da realidade de seu cotidiano. Sentimento surpreendente, em um momento em que nenhuma peça parece estar faltando em seu tabuleiro. Antigos gigantes inimigos foram superados, batalhas temíveis estão vencidas, seu álbum de figurinhas está completo. Ainda assim, que estranho, falta algo. Logo você se questiona e lembra que as coisas já foram bem mais difíceis, e que depois de tantos acertos muita gente gostaria de estar aonde você chegou hoje.

E, contudo, você era mais feliz antes. Por quê? E por que sente saudade de um passado mais sofrido? Será que acabou se transformando em um viciado no sofrimento? Não, não é verdade, ninguém gosta de sofrer – mas quando o sofrimento é o caminho para se tornar a pessoa que se nasceu para ser, ou para se chegar no lugar ao qual se existe para pertencer, vale a pena.

Assim, inexplicavelmente aborrecido e sentindo-se velho por dentro, você decide sair à caça de novos desafios que possam lhe devolver a motivação. Pouco tempo depois, porém, se dá conta de que suas novas metas são, no fundo, as mesmas de bilhões de outros seres humanos que você não admira. É no mínimo frustrante perceber-se um imitador de quem em nada se quer imitar. Mas… o que há de errado com você? Por que não consegue ser feliz numa vida onde todos conseguiriam? Por que não pode ser contente como todo mundo?

E a resposta é muito simples: é que você não é daqui. As cintilantes luzes dessas ruas, casas e carros lhe causaram uma grande e terrível amnésia, que juntamente com o apagador da rotina esfregado freneticamente contra seu espírito, quase eliminou totalmente sua identidade original, tão viva em outro tempo. Você parou de caminhar, olhou tempo demais para o chão ao ponto de se esquecer para onde ia. Suas pernas pararam, seus sonhos se atrofiaram no conforto de uma vida estável na mediocridade. Mas por trás das costelas ainda pulsa um coração de peregrino. Independente do que fizeram com você ou do que aconteceu, aqui não é seu lugar!

Portanto, é preciso que lembre-se de onde veio, por que está aqui e para onde está indo. Você tinha essa resposta, mas depois acabou perdendo-a em algum lugar. Procure sua antiga simplicidade sábia, e a resposta perdida estará no mesmo lugar. Quando se lembrar dessas três coisas – sua origem, sua missão e seu destino – então se lembrará que para um cristão peregrino essas coisas estão sempre entrelaçadas. Você veio de Deus, você está para Deus, e você está indo para Deus. Lembre-se disso, pois a menos que se lembre e retome o caminho, mesmo a sua melhor vida em qualquer lugar vai lhe parecer mecânica e animal, inteligentemente patética e profundamente superficial!

Será que você ainda se lembra dessa voz, peregrino? Ouça! É o Caminho... e está lhe chamando.

Um comentário:

  1. Muito bom!!!

    "mas quando o sofrimento é o caminho para se tornar a pessoa que se nasceu para ser, ou para se chegar no lugar ao qual se existe para pertencer, vale a pena."

    Sabe isso é forte.
    Gostei muito, a foto também ficou show.

    Deixo um convite para visitar meu blog de poesias.
    Vou continuar lendo as obras que aqui estão, faz uma visitinha lá e me
    deixa algum conselho ou crítica, ou simplesmente olhe.

    TEMPO DE PAZ
    http://umtempodepaz.blogspot.com.br/

    Marcos André

    ResponderExcluir