sexta-feira, 9 de março de 2012

A Gloriosa Humildade

Ontem vi um caminhão-guincho transportando um caminhão quebrado e me veio isto: que nem sempre quem está em posição mais elevada é mais importante ou melhor que o outro; e que para dar apoio e socorro às pessoas nós precisamos de uma gloriosa humildade - como Jesus, que desceu até nós.

Isso me faz considerar a humildade de Deus. Em nenhuma outra Pessoa encontramos essa mistura simultânea e fascinante de glória e humildade, em suas máximas expressões. Para nós, criaturas, essas qualidades não se misturam facilmente. Nossa glória geralmente extingue nossa humildade, enquanto nossa humilhação é sinônimo de falta de glória. Ou somos humilhados, ou glorificados. Mas Deus nos ensina em Cristo que essas coisas coexistem, e que a glória está em descer. De fato, a Bíblia ensina que a humilhação é o caminho da glória. O evangelho nos mostra que Deus em Cristo foi de tal modo glorioso que voluntariamente se humilhou (Fp. 2). Foi sabendo quem era desde antes da fundação do mundo que Jesus se encurvou e lavou os pés sujos de seus discípulos (Jo. 13), incluindo os de Judas.

Em Cristo vemos que a humildade revela a glória. Foi na hora da maior humilhação, no horrível Calvário, que Jesus mais se revelou. Ali mostrou ao mundo que só Ele era capaz de assumir aquele papel e cumprir a suprema missão entre todas. Só Ele era qualificado o suficiente para ser humilhado em favor da glória de muitos. A glória tende a ocultar o que somos, mas a humilhação sempre vai revelar o que realmente temos. A humildade cristã não significa ausência de glória, mas é o modo como ela, nobre e silenciosamente, transborda do caráter. Por isso a coroa de espinhos do humilde Galileu se tornou mais poderosa que as coroas douradas de grandes reis. Ele veio humilde, montado sobre um jumentinho - mas nunca ninguém veio com tal glória.

Ele se fez humilde até que os mais humildes pudessem enxergar Sua majestade. Sim, a glória inacessível preparou-nos o caminho acessível. Sua humilhação trouxe glória aos derrotados, e Sua glorificação nos faz sentir tomados por um misto maravilhoso, gloriosos e humildes - glorificados diante da Sua humilhação, e, ao mesmo tempo, humilhados diante da Sua eterna glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário