quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Herança

Era uma pessoa triste e sem esperança, vivendo na mais completa miséria e sujeira. Um dia, então, alguém veio ao seu encontro e lhe revelou que havia uma herança em seu nome, de valor incalculável. Ela deveria apenas esperar algum tempo até receber o que era seu. Todavia, enquanto aguardasse a liberação total da fortuna, receberia um adiantamento do mesmo quilate do que lhe estava reservado, o que por si só era um impressionante montante! Apesar de ainda não ter recebido a plenitude, já era um bilionário. Caminhava ainda pelas mesmas ruas de antes, mas agora olhava-se no espelho e enxergava a pessoa mais rica e mais sortuda do mundo, por trás daquelas cicatrizes e mazelas! Era o mesmo rosto, mas com outro brilho no olhar.

Seu humor se transformou, ganhando asas poderosas. Já não era alguém amargo e frustrado, já não perdia mais noites de sono, nem tinha o coração dominado por ansiedades latejantes. Voltou a cavar sonhos há muito enterrados, e viu a própria vida ser envernizada de esperança. Deixou de se preocupar com a opinião ou o julgamento das pessoas a respeito de si, e tornou-se mais ousado e seguro no falar. Continuou trabalhando, mas por prazer. Sensibilizava-se com os miseráveis, pensando como seria bom se recebessem uma herança como a sua. Em resumo, já não sentia-se mais escravo da vida pois sabia que seu amanhã estava garantido.

Agora, amigo, veja a Bíblia vindo ao nosso encontro e nos revelando que também temos uma herança, que crise ou tempo nenhum poderá nos tirar:

"...Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25.34)

"Oro também para que sejam iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder" (Efésios 1.18,19)

"Por isso Jesus é o mediador de uma nova aliança, para que, intervindo a morte para remissão dos pecados que havia sob a primeira aliança, os chamados recebam a promessa da herança eterna" (Hebreus 9.15)

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, guardada nos céus para vós" (1 Pedro 1.3-4)

"...Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória" (Efésios 1.13,14)

"O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice, tu és o sustentáculo da minha sorte" (Salmo 16.5)

"A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre" (Salmo 73.25,26)

"Nisto vos exultais, ainda que no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por vários provações. Essas provações são para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1.6,7)

E aí? Seus olhos estão brilhando? Riqueza é ter Deus como tesouro, Seu Espírito como penhor e Seu Filho como herança. O resto é secundário! Diamantes não são eternos, apenas duram enquanto este mundo durar. Bem diferente de nossa herança - incorruptível!

Um comentário:

  1. Este texto me faz refletir sobre o quanto consideramos nossa vida aqui na terra tão importante, enquanto ela não passa apenas de um vapor...
    Se eu pensasse mais no céu, agiria como uma bilionária, com certeza!

    ResponderExcluir