quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que vale a pena


Estou indo para o desconhecido e o terreno é ermo e inexplorado. Como em um jogo eletrônico, passei de fase e a tensão agora é grande; o cenário e a maioria dos personagens me são desconhecidos. Só tenho uma vida e não sou indestrutível. Em situações assim, a adrenalina é agradável mas ao mesmo tempo desgastante. Às vezes me sinto cansado, profundamente cansado. O destino é certo, a chegada é certa - mas o percurso é mistério.
.
No entanto, vale a pena, tem valido a pena, vai valer a pena. Quando sinto em meu íntimo a aprovação do Espírito Santo, acariciando-me a fé com Sua paz, tenho certeza de que vale a pena. Quando coloco Seus interesses acima dos meus e este coração de carne é inundado pelas correntes espirituais da alegria; e quando em meio ao sofrimento e à privação de prazeres físicos a Palavra mostra-me como o Senhor Jesus venceu em pureza e perseverança, meus joelhos se dobram voluntariamente na confissão gestual de que vale a pena ser Seu! Vale a pena subir, Senhor, um a um, os degraus do sacríficio que conduzem a uma vida santa e agradável a Ti! Vale a pena esquecer de mim mesmo para assentar-me aos Teus pés, olhar em Teus olhos e celebrar Tua presença - mesmo se a correria cotidiana conspira e tenta alojar-se na alma.

Mas sempre tem valido a pena - a pena de quase sempre não ser bem compreendido, de ser olhado e julgado com mais rigor do que os demais pelos tribunais humanos que nos cercam; a pena de ver que outros já possuem o que desejo mas que não tenho por não ter ousado estender o braço e apanhar o que, quieto, espero que venhas e me concedas, ó fonte da graça e fornecedor exclusivo do que minha vida carece! Tu, Amado, me forneces Tu mesmo! Tudo que me interessa habita em Ti, e Contigo trazes o que é Teu... e o que é Teu, de fato, é o que vale a pena!

Vale a pena desfazer-me com alegria do que é mais meu para adquirir o que descobri: o tesouro escondido do evangelho, a pérola de grande valor que emergiu das profundezas das águas da morte! Vale a pena suportar a zombaria que os enfermos de alma fazem à nossa saúde, bem como toda a crítica e protesto de minha própria carne contra o homem interior, sempre que ignoro meu egoísmo e demito meu orgulho reincidente. Tem sido maravilhoso descobrir que quando desvio o olhar da tentação estou fixando-o na Tua glória. E quando choro com medo de não ter forças suficientes para fazer o que me pedes; e quando me escandalizo com o potencial malévolo que ainda habita nestas veias e na mente; e quando desanimo não só de olhar as dificuldades mas também de ver minhas queixas e atitudes dramáticas diante delas, sei que vale a pena contar tudo isso para Ti, e confessar que certas coisas ainda me custam demais porque dei-lhes o preço indevido.

Contudo, Senhor, se estás em mim e eu em Ti, sei que um dia diremos sorrindo um ao outro que tudo valeu a pena - e nesse dia não haverá mais noite, nem dor ou solidão, nem dúvidas ou espera, nem vozes contrárias ou céu de bronze. Ah, terá valido tanto a pena que a própria pena, por enorme que hoje seja, se encolherá na presença da alegria, até virar um cisco e depois desaparecer para sempre! Naquele dia reconhecerei como foi curto o meu deserto; e, por já não haver ali lágrimas, não sei de que forma poderei extravasar minha felicidade! Ali reconhecerei que terá valido completamente a pena não ter trocado os prazeres Teus pelos daqui. Ali perceberei que Tua mão esteve comigo em mais momentos do que percebi, e que todas as minhas renúncias passadas foram ou livramentos Teus, ou adubos terrestres para a flor celeste da adoração que dei a Ti!

E quando finalmente enxergarmos Tua face amada, meu Pai, veremos que valeu a pena tê-la buscado por fé e termos tentado nos parecer Contigo, e também termos sofrido a fim de compartilharmos e desfrutarmos juntos da rica paisagem de Teu rosto, e da boca que tantas vezes falou conosco, e dos olhos que desde a eternidade nos viram e formaram, e das narinas que aspiraram o perfume de nossa obediência e o incenso de nossas orações! E quando esse dia chegar, a única pena da qual teremos memória será a Tua em nosso favor - a única que torna em realidade a nossa chegada e entrada aos Tabernáculos Eternos!

Ah, Senhor, eu me humilho e agradeço por entender que a vida só vale a pena se, de algum modo, ela valer a Tua pena!

3 comentários:

  1. Contudo, Senhor, se estás em mim e eu em Ti, sei que um dia diremos sorrindo um ao outro que tudo valeu a pena...

    O dia virá...
    E eu sei que vai valer a pena...

    ResponderExcluir
  2. Teo,
    Gostaria de deixar registrada a minha profunda admiração pelo servo de Cristo que reconheço em ti. É por isso, que fico tão feliz em ver a tua caminhada...

    Eu sei que para texto, para cada palavra que você escreve aqui, existe um momento de renúncia e sofrimento por trás... mas, Teo, eu posso dizer, como leitora deste blog, e com base no impacto que esses textos tem sobre mim, que Deus está fazendo valer a pena... É incrível como, através de uma circunstância na vida de uma pessoa, Deus consiga atingir a vida de tantos outros...
    Então... vale a pena por ti... por mim... por outros...

    ResponderExcluir
  3. Quando nossas forças se esvaem, e os que nos rodeiam são incapazes de nos agraciar com amor e compreensão, Deus nos presenteia com homens heróicos, que nos apresentam sinceridade, profundidade e um olhar criativo diante das mazelas da vida e do ser humano, ao mesmo tempo que contempla o inexplicável amor e graça de Deus por nós e nos encoraja a continuar, porque vai valer a pena – afinal, existe alguém maior, que já pagou o preço para que valesse...

    Téo, meu amigo, obrigada por manter este blog vivo, pois ele é rico e demasiadamente encorajador muitas vezes! Que Deus o abençoe com os desejos do seu coração!

    Com carinho,

    Cami

    ResponderExcluir