terça-feira, 23 de março de 2010

O sonho e o sacrifício


"Então Salomão acordou, e eis que era sonho. E, voltando ele a Jerusalém, pôs-se diante da arca do pacto do Senhor, sacrificou holocaustos e preparou sacrifícios pacíficos..." (1 Rs 3.15)

Antes do sonho de Deus se realizar em sua vida, haverá da parte do Doador do sonho a realização de uma grande obra em você. Não se iluda achando que o sonho será vestido de realidade em uma fração de segundos. O sonho de Deus é para você, mas não para o você que você é hoje - antes, para o você tratado por Ele. E ser tratado leva tempo e envolve sofrimento. Como na história de Salomão, depois do sonho sempre vem o sacrifício.
.
Abraão recebeu o sonho de Deus (a promessa) e 25 anos depois alcançou o básico dela. Isaque orou 20 anos para que sua esposa estéril tivesse filhos. Entre o sonho recebido pelo adolescente José e sua realização no Egito, o percurso passou por rejeição, conspiração, traição, exclusão, mentira, calabouço e esquecimento. E que dizer dos 40 anos de Moisés no deserto de Midiã? A vida de Davi também saiu da normalidade e entrou nos trilhos do sofrimento desde que um velho profeta apareceu com óleo, na casa de seu pai lá em Belém.

Ah, Senhor, o tempo! Purificador e auxiliador da fé na materialização do que é espiritual no que é palpável conquista. Ah, Senhor, o sofrimento! Em tuas mãos é o íngrime degrau que eleva o homem de sua mediocridade à superação, do egoísmo à misericórdia, da mesquinhez à gratidão, da tribulação à perseverança, da perseverança à maturidade, da maturidade à esperança (Rm 5)!

Ah, Senhor, o sonho! Que não morra aquilo que nos desafia para a vida! Livra-nos de viver menos do que sonhaste para nós! Livra-nos de transformá-lo em utopia, se pecamos ou vivemos o sonho de outros a nosso respeito! Ajuda-nos a sofrer sabiamente, e que esse sofrimento nos ensine a olhar mais para os outros do que para nós mesmos, e não o contrário (como é a tendência).

Pois o sonho de Deus para mim nunca me terá em seu foco, mas sim a meus irmãos. Se José do Egito viu-se em posição de evidência em seus sonhos foi somente porque em sua realização, depois do sofrimento, ele se tornou abençoador de sua família, nação e da humanidade - graças ao Senhor! Ele, sonho dos que são reais e realidade dos que sonham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário