domingo, 10 de janeiro de 2010

Travesseiro ou marco?


Mesmo fugindo de seus temores, Jacó, sem se dar conta, estava nos trilhos da vontade de Deus. Dirigia-se insconcientemente para o trabalhar de Deus em sua vida, quando decidiu apoiar a cabeça e adormecer sobre a firme pedra que encontrou, usando-a de travesseiro.

Muitas vezes, Deus põe em nosso caminho pedras para delas lhe fazermos marcos de adoração. No entanto, quando encontramos a "pedra ideal" que parece combinar perfeitamente conosco, nós a usamos para benefício próprio. Afinal, ela nos dá alguma solidez e relativa segurança; e sobre seu conforto possível, adormecemos profundamente.

Amigos, nós também estagnamos e adormecemos sobre coisas terrenas que nos dão segurança. Deus não plantou pedras no caminho para tropeçarmos nelas, tampouco para serem travesseiros que nos lançam em profunda inércia com relação à vontade do Pai. Mas a menos que recebamos revelação da soberania e da presença de Deus, continuaremos dormindo no que deveríamos lhe dedicar em adoração e sinal de gratidão.

Jacó tem então o sonho revelador e surpreendente de que a presença de Deus está naquele terreno ermo e pedregoso. Imediatamente desperta, pois sonho que vem do céu nos faz despertar. Ao levantar-se, toma a pedra e faz dela marco da experiência e da revelação recebidas. Desse dia em diante, o nome do lugar deixa de ser Luz para ser Casa de Deus. O peregrino derrama azeite sobre a pedra em sinal de adoração, e segue caminho.

O que fazemos com o que Deus nos dá é bastante importante na caminhada. Cuidado com áreas em que você sente o chão mais firme, pois talvez seja ali que fique estirado. Glorifique a Deus onde se sente mais seguro, dedique isso a Ele, e não permita seu coração se agarrar a isso, sob o risco de ficar sonolento.

Deus, cheio de misericórdia, se revela e nos ensina que não há pedra - boa ou má, encontrada ou recebida a tiros - que Ele não inspire a se tornar maravilhoso marco espiritual. E então, à semelhança de Jacó, nos surpreendemos com a presença divina em nossa alma, esse terreno tão ermo e pedregoso. Nesse mesmo dia, nosso coração deixa de ser lugar com alguma clareza e torna-se verdadeiramente a casa de Deus.

E quando isso acontece, amigos, estamos prontos para seguir o seu Caminho para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário