quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lamentável Desperdício


Ó Israel, se tão-somente me ouvisses! [...] Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz [...] Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel andasse nos meus caminhos, de pronto eu abateria os seus inimigos [...] Eu te sustentaria com o trigo mais fino; com o mel saído da rocha te saciaria." (Salmo 81)

A morte da pessoa cuja vida foi apenas potencial não desenvolvido é algo terrível e digno de lamento. São incontáveis os que receberam dons e habilidades extraordinárias, mas que se consumiram focados na busca pelas coisas transitórias mais confortáveis, as que depois se transformam em caixão. O chamado é universal, a soberania de Deus não exclui a responsabilidade humana, e eu definitivamente não quero ser mais um que passa por aqui contentado com um relacionamento medíocre com Deus. Jesus não abriu mão de Sua vida daquela forma (na cruz) para eu viver a minha desta forma, conformado.

Ainda ontem éramos meninos e meninas com promessas e chamados muito específicos, o coração ardendo na expectativa de vivermos algo que ecoasse na eternidade. Mas então, o tempo desceu a ladeira descontroladamente e, enquanto seguimos o curso natural de nossa vida, perdemos sua chama sobrenatural. Se refletirmos um pouco, a maioria se dará conta de que no passado pensávamos que quando atingíssemos o ponto da vida que hoje atingimos estaríamos mais cheios do Senhor do que de fato estamos. E se este é o nosso caso, é urgente que mudanças aconteçam antes que seja tarde.

Eu não estou cobrando você. Não estou insinuando que deve largar tudo e se embrenhar em um ativismo religioso desenfreado para ser salvo. Somos salvos pela graça, pela fé em Jesus, não por obras! Mas quando leio o Salmo 81 sei que é um desperdício lamentável vivermos nossa vida sem desfrutarmos plenamente da intimidade que Deus deseja dar-nos consigo! Mas aqui temos um problema: não ouvimos o que Deus tem para nós. Deduzimos que não é prático viver o que achamos que Ele quer de nós, e portanto damos primeiramente ouvidos às nossas necessidades e planos. E quanto mais damos atenção à essas vozes, mais soterramos nos abismos de nosso espírito amortecido a voz de Deus - aquela que, se ouvíssemos, nos saciaria em tudo... em tudo mesmo.

E quando chegamos nesse ponto, parece ser difícil demais renunciar a guerra contra os nossos inimigos e deixar que Deus os destrua por nós. Parece ser difícil demais jogarmos fora as bolotas que os porcos comem para sermos sustentados pelo Trigo mais fino. Difícil demais largarmos nossas brocas exploradoras e barulhentas, que só respingam amarguras, e sermos satisfeitos pelo mel mais puro, que Ele já extraiu da rocha por nós - e a rocha é Cristo!

Ah, se apenas parássemos para ouvir o que Ele já escreveu a nosso respeito! Se parássemos de andar em nossos próprios caminhos e seguíssemos sem medo as Suas pegadas de vida! Então teríamos o mais glorioso dos epitáfios, um como o de nosso Senhor, sem qualquer lamento e que o túmulo não pôde conter: "Eu te glorifiquei na terra, concluindo a obra que me deste para fazer"(João 17.4). Veja que satisfação às portas da morte! Vida plena no ser que naturalmente transbordou para o fazer!

Caro amigo peregrino, ainda há tempo para ti! Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará (Ef. 5.14). Sim, volta ao caminho original.

4 comentários:

  1. Olá Teo. Muito boa a tua reflexão e chamada de atenção para uma vida séria com Deus. Não nos podemos conformar com este mundo e com nosso relacionamento superficial com Deus. Lembre-mo-nos que Cristo nos salvou. Ele morreu por nós. O Filho de Deus morreu por nós.E com isso podemos ter uma relação profunda com o Pai. Acho que quanto mais compreendemos o que significou para o Filho ser moído pelo Pai por nossa causa, mais nos tornamos insatisfeitos com este mundo e mais procuramos oferecer-nos como sacrifício vivo e agradável para Ele.
    1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
    2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Cara por incrível que pareça estava refletindo nisto ontem. Tem muito a ver com a dupla Chinelo Velho e Pé Doente (piada do pai).
    Mas sabe aquela sensação de que precisávamos estar casados? Continuo achando isso...hehehe Eu to encaminhado mas vc ta no VALE....hauahuah
    Então fica esperto magrinho!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O comentário do teu irmão é hilário! Mas como comentado hoje... "O vale é o lugar apropriado para cavar poços, por causa da profundidade do lençol freático." =D
    É incrível como esse texto vestiu bem em mim, e é incrível como eu fico surpreso com isso, sabendo que o mesmo Espírito que te inspirou enquanto o produzia, é o mesmo Espírito que gerou fortes palpitações no meu peito enquanto eu lia.
    Parabéns pela inteligência, sensibilidade e profundidade dos textos e que esse blog continue sendo uma ferramenta no Reino de Deus. Abraço!

    ResponderExcluir