quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Lições do Ano Velho ao Novo


"Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela sabedoria a outra noite" (Sl 19.2)

Se eu pudesse recomeçar este ano teria sofrido bem menos com ansiedade, teria confiado mais em Deus. Aproveitaria melhor o tempo e teria reclamado e me irritado menos com coisas inúteis. Teria saboreado melhor algumas ocasiões e palavras, e descartado outras sem hesitação. Mas, principalmente, amaria melhor a Deus e procuraria aprender mais, tanto nos momentos ensolarados como nas horas escuras.

Mesmo não podendo voltar ao passado, ao ler a Bíblia sinto-me consolado ao ver que o cristianismo é a reconciliação final do homem com um de seus maiores inimigos: o tempo. Não precisamos mais sofrer sua lenta passagem nos momentos maus, nem temer sua velocidade a caminho do poente da vida. É claro que ele continuará sendo áspero conosco; ainda assim, seu propósito final é diferente com o cristão. Pois ainda que envelheçamos com sua passagem, o tempo será, em última instância, o cocheiro que nos levará gratuitamente à eternidade, onde estaremos para sempre com o amado Jesus - o que é muito melhor. Embora tente desgastar e separar cristãos que se amam, o tempo acabará arremessando-os para os braços do Amor Eterno, superior a tudo que podem provar dentro das fronteiras temporais. E isso se Jesus não voltar antes.

Mas... que fazer enquanto isso não chega? Como não sofrer com a aparente inutilidade e crueldade da espera e da soma cáustica de dias vividos sem conquistas desejáveis? O tempo foi-nos dado como professor, e cada dia e noite é a nova disciplina desse curso. Deus tem prazer em ver Sua sabedoria amadurecida em seus filhos, porém, quando eu estiver agoniado, lembre-me de que tal maturação demanda tempo. Deus nos manda sabedoria por mão de dias maus e bons, de horas alegres e de noites vazias. E não importa quão terrível seja o dia ou a noite, haverá sempre lições para a vida eterna sendo-nos oferecidas neles.

Portanto, o ciclo da verdadeira vida é mais veloz do que imaginamos. Um dia discursa ao dia seguinte, e uma noite descortina sabedoria à próxima. Semelhantemente, um ano idoso ensina ao que está nascendo um jeito mais sábio de caminhar.

Amigo, em algumas horas nosso envelhecido 2009 morrerá. Que bom aprendizado você gostaria que o ano prestes a nascer recebesse dele? Meu voto é que aproveitemos bem esse novo e maravilhoso presente, composto de 365 chances de adquirirmos sabedoria, a fim de termos prazer em Deus, de curtirmos a vida e de extrairmos dos anos - velhos e novos - o sumo com que brindaremos juntos ao Pai da Eternidade!

Ah, peregrinos... e que boas festas teremos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário