segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Asas como Águia


"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias..." (Is 40.31)

No último janeiro acreditavámos que muitas coisas aconteceriam neste ano, que promessas seriam alcançadas e realizações cumpridas. O ano parecia tão longo, tão cheio de possibilidades! Mas então, abriram a torneira das semanas e elas se esparramaram copiosamente, em uma sucessão de acontecimentos que foram se sobrepondo sem interrupção. Agora, que chegamos às últimas semana de dezembro, talvez o que mais esteja latejando em sua memória seja aquilo que não aconteceu, e por isso não está lá. É o que você esperou por dias, semanas e meses, sem contudo ter vivido. Hoje olha para trás e vê que quando já não aguentava mais esperar, não tinha ideia de como ainda estava longe, muito longe de seu limite.
.
Há muitas razões que podem tornar o clima de fim de ano estranhamente melancólico. Lembranças de tempos idos, a imaginação do que poderia ter acontecido (mas não aconteceu) ou mesmo a aspiração por uma vida diferente, nos fazem ver que conforme as folhas do calendário caíam, caíam com elas as penas das asas de nossos sonhos, sem que eles tivessem ao menos alçado voo.

Assim, como é possível afirmar que esperar no Senhor renova nossas forças e nos faz subir com asas como as da águia? Na bíblia o verbo hebraico chalaph é traduzido 2 vezes por "renovar", mas 10 vezes por "mudar, trocar, substituir", como trocar de roupas, por exemplo. Bem, ninguém tem esperança sem confiar e acreditar, e se você acredita em Deus, se realmente confia nele, não espere que isso dará penas novas para suas asas - não! Na verdade isso trocará suas forças e asas por outras muito mais poderosas que as suas, tão enfraquecidas e atrofiadas pela espera. A fé é uma espera ascencional, é a substituição de nossas forças pelas Suas; a troca desta plumagem desgastada pelas asas divinas que nos fazem emergir acima da atmosfera da ansiedade e da desesperança.

Ah, Senhor! Não importa se somos jovens cheios de vigor... no fim de mais um ano perguntas e probabilidades cruzam nossa mente e tentam entristecer os olhos, mesmo em meio às multidões e suas sacolas natalinas. Mas ensina-nos a esperar em Ti! Muda nossas asas pelas Tuas e eleva-nos acima dos calendários e suas ameaças, até que tenhamos a perspectiva da eternidade, que quanto mais nos eleva mais detalhe nos dá. Vale à pena perder minhas penas sem sentir pena, para viver cada vez mais e apenas nas regiões celestiais - neste e no ano que vem!

3 comentários:

  1. Esse ano foi sem precedentes, ano de "chalaph"!
    Quero ser grato ao Senhor por tudo o que aconteceu e também pelo o que não aconteceu. Ele nos deu tesouros inestimáveis, amigos singulares, tratamento para a alma, dilatação do coração e a Palavra revelada que está acima do tempo. Aliás, o que são os nossos dias para aquele que é o Dono do tempo?(Tg 4:14)
    Téo, obrigado pela solicitude, Deus te abençoe nobre amigo, e pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  2. Cara, nesse texto eu encontro as palavra que eu mais tenho pensado nos últimos dias: fim de ano, aspiração por uma vida diferente, ansiedade e desesperança...elas tem me consumido, com certeza preciso substituir minhas forças desgastadas e limitadas pela força permanente e ilimitada de Deus, ótima meditação Téo!!!

    ResponderExcluir
  3. Eric, obrigado pelo incentivo e pelo ombro amigo! Que o Pai continue te fazendo guerreiro de mãos treinadas e coração firme!

    Dani, continua prosseguindo para o alvo, para o prêmio da vocação soberana, literalmente "vocação ascencional", exatamente como é ascencional o voo que Ele te fará alçar!

    ResponderExcluir