segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Escondido porque precioso


Em tempos de overdoses de marketing pessoal, relacionamentos funcionais e excesso nauseante de promoção da autoimagem nas redes sociais, sob a máxima de "quem não é visto não é lembrado", estamos vivendo sob a ditadura da vitrine: ou aparecemos, ou não vivemos. Quem mais aparece, mais parece valer, mas isso tem se revelado cansativo e banalizante.

Contudo, a Bíblia traz uma notícia libertadora quanto à escravidão a esse sistema: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" (Salmo 91). Há verdadeiro descanso em esconder-se em Deus; Nele você vale o que Ele diz. Não é mais preciso ir para a vitrine para ser valorizado. Muitas pessoas se põem na vitrine para provocar reações nos outros e sentirem-se valorizadas. O problema é que estar na vitrine é exatamente o oposto do que se pretende: você não está se valorizando, está em liquidação.

Por outro lado, estar escondido, sem se preocupar com a exposição de sua autoimagem, significa se valorizar. Na Páscoa, por exemplo, a criança que procura o chocolate escondido o tem por mais precioso (e até mais saboroso) do que qualquer outro doce que possa saborear ordinariamente. O tesouro escondido foi escondido exatamente por ser valioso. Se fosse vulgar, seria fartamente ofertado, e possuído por qualquer um sem comprometimento sério e definitivo.

Pela mesma razão, consideramos os segredos mais preciosos do que a tagarelice; os pássaros de canto raro são os mais extraordinários. Até o mundo da moda começa a concordar que o misterioso é mais atraente do que o transparente. De fato, tudo que é raro e exige investimento para ser descoberto e conhecido é valioso. E a pessoa que se dá ao trabalho de procurar por isso também é digna de valor. Aquele que procura um tesouro mostra nisso seu próprio valor. De modo que há aqui triplo valor: vale o que foi achado; vale a procura em si; e vale também quem fez a descoberta.

E nessa misteriosa e paciente exploração, tanto quem foi descoberto como quem finalmente encontra o que busca com afinco e devoção, se valorizam mutuamente sempre, e se tornam cada vez mais preciosos no Eterno. Provavelmente assim, oculto, demore mais do que na vitrine para lhe encontrarem; mas não se iluda nem se compare. É impossível não erguer um sorriso ao se descobrir que as pessoas mais escondidas em Deus são também as mais notáveis.

"Pois morrestes, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória" (Cl 3.3,4)

"E na verdade tenho também por perda todas as coisas... para que possa ganhar a Cristo, e seja achado Nele" (Fp 3.8,9)

2 comentários: