sábado, 28 de abril de 2012

A Escola de Deus

Fui chamado a graduar-me na escola de Deus. Ali as matérias nem sempre são materiais, as disciplinas sempre nos disciplinam e as aulas costumam ser práticas. É uma escola muito estranha, eu diria. Os professores que julgamos mais incomuns lecionam os assuntos mais improváveis. A dona Ignorância, por exemplo, é uma ótima instrutora na arte da paciência. O dr. Sofrimento, por sua vez, nos ensina com maestria temas como compaixão, esperança e perseverança. Infinitamente acima desses instrutores, o maior e mais renomado é, sem dúvidas, o Espírito Santo. As aulas mais valorizadas são as particulares, e são essas que Ele gosta de ter conosco. Infelizmente, não entendemos tal privilégio e geralmente fugimos do ambiente onde a aula é ministrada - a silenciosa sala da solidão.

Mas nunca devemos andar ansiosos ou preocupados, pois nessa escola toda prova é em dupla. Jesus está conosco, o melhor de todos está ao nosso lado. Ele sempre foi nota máxima, e somente um louco não ouviria seus conselhos ou não o imitaria em tudo! Além de ser em dupla, as provas são também sempre com consulta - neste caso, à Bíblia. Se seguirmos os ensinos bíblicos, não resta dúvidas de que superaremos até os testes mais difíceis. Em outras escolas não podemos ajudar o vizinho na hora da prova, mas aqui isso é nossa tarefa - podemos e devemos sempre trabalhar em grupo! A escola de Deus é a única onde aprendemos a lição no momento da prova.

Quanto aos conteúdos ensinados, são todos surpreendentes. A matemática é muito diferente da que já vimos; aqui aprendemos a subtrair egoísmo e adicionar comunhão, e o resultado é alegria. Em geografia, aprendemos que o centro do mundo não é Greenwich, mas o sorriso de nosso Pai. Em línguas, aos poucos vamos sendo alfabetizados na leitura de traços discretos de dor, enquanto nosso exercício é perdoar e abraçar. Em química vemos o poder do Criador do Universo, e em biologia contemplamos Seu corpo de carne a agonizar sobre a cruz, para depois florescer da cova.

E por falar em dor e flor, quando o assunto é amor nós o aprendemos copiando a matéria diretamente do quadro negro - sim, o quadro negro (porém luminoso) do vitorioso Calvário de Cristo, Ele que está em formatura diária dentro dos nossos corações!

Um comentário:

  1. Ótimo, muito bom mesmo, acho que tenho gazeado algumas aulas ultimamente. Deus o abençoe Téo!

    ResponderExcluir