sábado, 22 de outubro de 2011

Os Cristãos e o Tempo

O tempo é algo que está dentro da eternidade, certo? Sim, mas para os cristãos a realidade vai além disso. Pois os cristãos são chamados para viver a eternidade dentro do próprio tempo. Fisicamente, todos nós nascemos no tempo, mas os cristãos vão além; pois, desde o dia em que Deus se revelou, eles nasceram na eternidade. Assim, o tempo não é mais a casa, nem uma prisão para os cristãos; é apenas um trecho da estrada pelo qual estão passando. Quando Deus passou a viver neles, eles passaram a viver algo muito maior, a saber: a vida eterna dentro do tempo.

A vida eterna em Cristo é algo extraordinário, é realmente um milagre. Apesar de ser infinita e grandiosa, ela é capaz de viver em algo menor do que ela - isto é, no tempo - assim como Deus é capaz de viver em algo muito menor do que Ele - isto é, em nós, sua humilde habitação. Na verdade, Deus e a vida eterna são uma só coisa, pois a Vida eterna é conhecermos o Pai, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviou (Jo 17.3). E quantas menos limitações temos para nossa intimidade com Ele, mais da vida eterna desfrutamos. É por isso que quando a limitação do tempo e da corrupção desta carne não existirem mais, desfrutaremos plenamente da vida eterna com Cristo. O cristão, portanto, vive algo maravilhoso no presente, e com a perspectiva de viver algo ainda melhor a cada dia. Não teme a morte, pois ela o liberta do tempo para a eterna comunhão com o Amado. E por não temer a morte, valoriza mais a vida - cada minuto dela.

Os filhos de Deus vivem intensamente o agora, exatamente porque seu coração não está enraizado no presente. Entendem que o tempo está a seu favor, é algo valioso, um professor que lhes foi dado. Os cristãos enxergam as coisas a longo prazo, e por isso não se iludem com os cintilantes apelos passageiros, nem com as ofensas ou decepções do hoje. Eles amam o que é eterno, amam a Palavra de Deus, amam pessoas porque sabem que as coisas passam, mas as almas perduram. Os cristãos aprendem, aos pés do Mestre Jesus, que o tempo todo é preciso planejar e tomar decisões a longo prazo, pois sabem que os atos e as palavras daqui terão ressonância eterna.

E vivendo dessa maneira, os cristãos são as pessoas mais incompreendidas do nosso tempo, pois estão sempre construindo, tomando decisões e vivendo a longo prazo - justamente por saberem que o mundo pode acabar a qualquer momento!

Um comentário:

  1. Nossa Téo, acho que estou sendo evangelizada com estes textos (rs), mas sinceramente estou mesmo. Preciso mais desse Cristianismo Puro em meu coração. Deus te abençõe grandemente, a cada dia mais e mais.

    ResponderExcluir