quarta-feira, 30 de março de 2011

Melhor amar Jesus

"Não amem o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 Jo 2.15)

Muitos de nós tem atração e afeto pelo "mundo", esse sistema social caído, sem perceberem que é preciso pagar e dar-lhe algum tipo de lucro se quiserem a sua aceitação. O mundo exige alguma credencial (luxo, fama, beleza, dinheiro ou um talento apreciado) para existirmos nele. Em troca, recebemos prazer com intensidade e duração limitadas, seguido de um vazio intenso e extenso. O mundo olha para os princípios cristãos e zomba deles, desprezando-os. No entanto, se você estiver disposto a se rebaixar e entrar em seu jogo sujo, ele vai arrancá-los de você como se fossem uma ficha de cassino, para em troca lhe oferecer a oportunidade de lançar o dado e tentar a sorte.

E se você aceita e joga o dado, tomado de entusiasmo e ilusão, ele vai girar no ar e pela mesa por alguns breves momentos, até cansar e parar melancolicamente - e nesse momento você perceberá que seus seis lados tinham sido pintados de zero, que você foi enganado e perdeu para o mundo o que tinha valor. Contudo, depois de tudo o mundo já não estará mais ali, ele terá se retirado e estará muito ocupado, extorquindo uma nova geração cheia de vigor e esvaziada de seus valores. Você realmente gosta do mundo? Garanto que ele, em sua velha e maliciosa corrupção, adora negociar com você.

Mas agora consideremos Jesus, que ama pecadores como eu. Que pode Ele querer de mim? Deus é completo e transbordante, que poderia Ele carecer? Mas alguém dirá que o Criador precisa de nossa adoração. Ora, fomos criados para adorá-Lo, mas não existe qualquer carência divina ou prejuízo humano na genuína adoração, somente bondade Sua. Pois quem já adorou realmente a Deus sabe o prazer envolvido neste santo propósito - muito mais intenso e extenso que os prazeres mundanos, pois é prazer com relacionamento, aliança e pureza, cheio de um deslumbre incansável e inesgotável. Prazer eternamente crescente!

Mas... e quanto vai custar tudo isso? Diante da proposta incomparável, apenas o preço simbólico da renúncia de nossos medos, vícios e egoísmos - ou seja, nada, pois nos custa o sacrifício do que não tem valor. A isto chamamos graça. O caminho até Deus já foi aberto pelo mais alto preço: o sacrifício de Jesus, O Caminho. E na rota da graça não há pedágios, só gratidão espontânea. Diferente do mundo, Nele os pobres de espírito são bem-aventurados, pois quanto mais andam mais são enriquecidos. Nele não há enganos. No Calvário, Ele trocou de "dado" conosco - isto é, mudou a nossa sorte - e por isso, vivendo em Sua vontade e ao Seu devido tempo, entenderemos e veremos que todos os lados de nossa história foram pintados (com a tinta vermelha de Seu sangue) com o número 100 - sim, 100 vezes mais nesta vida e na futura (Mc 10.30)!

Portanto, por este Jesus terei afeto, Sua companhia será meu bem, Sua presença a prioridade! Ele me faz rir como ninguém! Sua alegria é mais forte que a vida, pois quando a vida faz-me chorar, Ele a supera e me alegra quando ninguém mais o faria, como ninguém mais me faria! Em Sua companhia meu humor é resgatado e torna a se erguer; persevera na crise pois bebe de uma fonte bem fresca. Que contraste com o mundo (traste)! Jesus sim nos ama, embora não possamos beneficiá-lo (Ele já é perfeito). Mesmo assim nos ama, perdoa e liberta da tirania do pecado. Reagindo em gratidão, queremos servi-Lo com tudo que temos. Ah, que grande missão tem o Espírito Santo: pegar sucatas inúteis e transformar-nos em instrumentos polidos que refletem ao mundo a imagem, o poder e a pessoa de Jesus, revelando em nós Sua glória!

No entanto, independente de alguma utilidade que milagrosamente possamos ter-Lhe ou não, temos a certeza de que Ele nunca se cansará ou se esquecerá de nós; pelo contrário, todo dia valorizará alguma beleza Sua em nós. Sempre incentivará a expressão de nossos corações a Ele, através desse giz de cera que aos Seus olhos é o talento que nos presenteou, juntamente com estas folhas de rascunho, a nossa humilde vida que para sempre dedicamos Àquele que nos amou primeiro (Jo 4.19)!

Um comentário:

  1. Miseravel sou Senhor, Obrigado pelo teu amor!!
    As varias faces de Deus a de Pai a de Noivo e sempre perfeito.
    Incrivel essa anestesia que a atmosfera onde Deus nos leva velho nao da vontade de sair muito massa a vigilia hoje qndo eu falava ele mandava eu ficar quieto q gostoso...

    ResponderExcluir