segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Presença e o Transbordar

"Tu estás comigo... o meu cálice transborda" (Salmo 23)

Deus é infinito em grandeza, sabemos que o universo não pode contê-lo pois não passa de uma poeira sob Seu olhar. Considerar essa realidade aumenta o milagre de Sua moradia no coração do cristão (somos Seu templo e santuário); mas também denuncia uma incoerência elementar e muitas vezes despercebida, que é nossa falta de expressão exterior, isto é, a ausência de testemunho do transbordar divino em nós, que afirmamos ter Sua presença.

Se Deus é incontível e Ele está em nós, então é inevitável que haja plenitude de Seu Espírito em nossas atitudes, pensamentos, tratamentos e palavras. Quando o Espírito é derramado, qualquer vaso é pequeno demais para não transbordar Dele. Se de fato se derramou em nós, é impossível que Ele não se derrame de nós. Se eu, tão pequeno, afirmo que em mim está o grandioso Deus, tão denso e poderoso, estarei equivocado em minha afirmação se essa presença santa não trazer transformação à minha forma anterior, mostrando que houve mudança de minha maneira e jeito atuais, comparados com quando eu era vazio e incompleto, sem Ele. Se estou cheio de Sua presença infinita, não há como esta fina embalagem humana não assumir os contornos, os relevos e as formas do Jesus que a encheu, ao ponto de quem olhar para a embalagem reconhecer o conteúdo maravilhoso do qual está cheia.

Quem crê que o Deus Santo habita em si, ou transborda Dele e jorra como uma fonte, ou já o está perdendo (tendo Dele um derradeiro vestígio, o que é trágico), ou ainda não o tem e está enganado. Quem crê que Cristo vive em si, mas na prática acha que o pôs em apenas algum compartimento de seu coração, está ignorando totalmente a grandeza de Deus. Ele é Senhor ilimitado, e se habita em nós Ele o faz como Senhor, presente em tudo, Senhor de tudo. Ou Ele vive em nós como Senhor, ou não temos Sua vida. E se Ele está conosco, isso será notável e percebido em pelo menos algum momento, até pela pessoa mais distraída à nossa volta.

A glória de Deus enche o universo; tê-la em nós sem dela transbordarmos em gestos, princípios, decisões, prioridades e palavras (ou silêncio santo) é inconcebível. Dizer que o Senhor é a nossa porção, e depois nos sentirmos incompletos não combina com a realidade, é dissonante pois a porção nessa metáfora é muito mais e maior que o recipiente. Nossa insatisfação revela que Ele ainda não habita em nós, pois do contrário estaríamos transbordantes, de tal modo que nada nosso estaria ainda à vista das pessoas. Pois quando Cristo Jesus está em nós Ele transborda e jorra através de nós; e quando o faz, nós mesmos vamos ficando cada vez menos visíveis aos Homens, detrás do belo véu de Seu derramar. E quanto menos de nós se vê e mais Dele, maior é a beleza e exuberância da vida, mais se ouve a Sua voz "como o som de muitas águas" (Ap.1.15), e mais sede o mundo sente ao olhar para Sua plena abundância em nós.

"Mas aquele que beber da água que eu (Jesus) lhe der nunca mais terá sede. De fato, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna" (João 4.14)

Um comentário:

  1. Talvez ai esteja o segredo do avivamento qndo nao enclausuramos o Espirito Santo seria como colocar o Brasil dentro do Haiti limitar aquilo que eh ilimitado assim como o proprio texto diz. Havera um dia Senhor q eu serei o po e tu sera o corpo e tu que nele existe sera a sua extensao e nao apenas o meu corpo mas todo meu ser transbordara Vc. Eh ate engracado pq gostamos dos arrepios e qndo falamos em linguas ate nos enchemos do Seu Espirito mas o limitamos e dizemos ai e agora ja deu ja eh como se fosse algem q vai pra tomar banho e nao toma da cabeca aos pes apenas molha os pes e fica naquela superficialidade que engana por usar a toalha para secar os pes (as lagrimas q caem) e acharem q agora foram tocados qndo na verdade foram apenas ventilados pelo manto Santo q ainda esta la tao distante mas para nos ohhhhhhh espiritual. Engano. Enganoso eh o coracao do homem Certa vez disse um Sabio Criador.

    ResponderExcluir