quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Crer contra a esperança

O velhote chega em casa dizendo que Deus lhe fez promessas e baseado nelas decide morar com a esposa e os criados em um deserto muito longe do lugar onde nascera. O apartamento não é luxuoso: trata-se de uma barraca. A promessa que recebeu tem a ver com os seus descendentes... só que sua esposa sempre foi estéril. Depois de anos, um dia chega em casa (isto é, na barraca) e circuncida a si mesmo e todos os seus criados. O motivo é que recebeu novas promessas divinas. E essa nem é a maior de suas "loucuras".

O rapazinho de aparência gentil rasteja de bruço nas valetas sujas, se perde sozinho nos bosques montanhosos, cambaleia na aridez da paisagem acidentada. Fugitivo, se entoca em uma caverna apertada, no meio de quatrocentos marginais. Gosta de harpa e escreve poesia, enquanto seu estômago ronca. Está sendo caçado pelos mais temidos guerreiros, o que faz sua presença ser questionada até por alguns bandidos. Só está ali porque recebeu promessas divinas.

Um jovem trabalhador está noivo de uma moça humilde. Jamais tocou-a de modo impuro. Trabalha duro todo dia, a mão calejada e acostumada com farpas de madeira. Sonha em constituir família. Mas certo dia, descobre que a noiva está grávida - ela garante que é virgem, e conta-lhe a história mais estranha que já ouviu. Não sabe o que fazer. Além de acreditar, terá de arcar com a discriminação da família e da sociedade inteira. Planeja abandonar tudo e fugir. Mas um sonho - que acredita ser de Deus - fá-lo mudar de ideia. Fica, e assume tudo em silêncio.

O velho maluco é Abraão, pai de muitos povos. O rapaz sob pressão é o grande Rei Davi. O jovem trabalhador é José, pai de Jesus. Homens de fé no Deus do impossível, brevemente aqui retratados em sua graduação.

Crer contra a esperança - difícil posição, complexa situação, mas apesar de tudo, a mais sábia decisão! Ver o tempo passar sem que nada aconteça e depois usar as últimas forças não para afastar-se resignado, mas para agarrar-se ainda mais à Palavra de promessa e ali continuar, esperando sem calendários.

Muitos homens e mulheres arriscaram seriamente os rumos de suas vidas por acreditarem nas promessas e sonhos de Deus. Abraão, Davi e José acreditaram...

Creio ser chegada nossa vez.

"As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis para Deus" (Lc. 18.27)

Um comentário: