Ah, incompreensível amor que olha, vê a falta e ainda assim ama! Os muitos tesouros desse (pobre) jovem rico não o fizeram amado, tampouco sua posição social o credenciou ao compassivo olhar do Salvador. Sua boa conduta não preencheu aquela parte lá dentro, sempre em penúria, e seus bolsos cheios não condiziam com seu coração. Certamente as riquezas lhe garantiriam uma vida confortável até seu último suspiro - mas... e depois? Como seria depois? Como faria para herdar a vida eterna?
Bom Mestre, corro em Tua direção, diante de ti me ajoelho. Tenho sido pleno em tudo, tenho atingido todas as metas desde a infância, eu realmente me dedico àquilo que faço. Diga-me o que fazer para herdar a vida eterna. Diga-me apenas, e eu darei um jeito de executar o serviço!
Jovem, ninguém repara, ninguém percebe, mas falta-te uma coisa. Existe um vazio camuflado por trás de teus bons desempenhos, mas o santo olhar de luz sabe que uma lacuna está ali. E a despeito de tua meia vida, o Mestre tem amor e compaixão por ti. Não faz sentido ser amado por Aquele cujo olhar vai além da superfície dourada e oca dos bons comportamentos, mas Ele conhece e apesar disso ama. Diante dele, tu, que nunca viste a ti mesmo como débil ou devedor, tão cercado de teus créditos, tão rodeado de teus atestados de sucesso, descobres que falta-te algo.
Não, não te ofendas, nem te escandalizes com isso. O Mestre não revela tuas faltas para humilhar-te; pois, na verdade, o foco de tudo isso não é a revelação da miséria humana, mas, sim, o descortinar do divino e grandioso amor - que mais e mais se avoluma a fim de precipitar-se sobre teu vazio.
Hoje Ele olha para ti, e falta-te uma coisa. Outros podem atestar que és completo e íntegro, mas o Mestre te ama, por isso aponta a tua falta. Movido pelo sentimento mais sublime, revela o estado mais deplorável. Portanto, não permitas que aquilo que sempre te deu a ilusão de seres capaz te incapacite de seguires a Cristo. Ele sim é o nosso tesouro, Ele sim a infalível garantia, Ele mesmo a vida eterna, Ele só a permanente alegria!
"Ele é tudo para mim
Ele é tudo para mim
Ele é o tesouro que eu tenho
Guardado em meu peito
Ele é tudo para mim"