quarta-feira, 30 de março de 2011

Melhor amar Jesus

"Não amem o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 Jo 2.15)

Muitos de nós tem atração e afeto pelo "mundo", esse sistema social caído, sem perceberem que é preciso pagar e dar-lhe algum tipo de lucro se quiserem a sua aceitação. O mundo exige alguma credencial (luxo, fama, beleza, dinheiro ou um talento apreciado) para existirmos nele. Em troca, recebemos prazer com intensidade e duração limitadas, seguido de um vazio intenso e extenso. O mundo olha para os princípios cristãos e zomba deles, desprezando-os. No entanto, se você estiver disposto a se rebaixar e entrar em seu jogo sujo, ele vai arrancá-los de você como se fossem uma ficha de cassino, para em troca lhe oferecer a oportunidade de lançar o dado e tentar a sorte.

E se você aceita e joga o dado, tomado de entusiasmo e ilusão, ele vai girar no ar e pela mesa por alguns breves momentos, até cansar e parar melancolicamente - e nesse momento você perceberá que seus seis lados tinham sido pintados de zero, que você foi enganado e perdeu para o mundo o que tinha valor. Contudo, depois de tudo o mundo já não estará mais ali, ele terá se retirado e estará muito ocupado, extorquindo uma nova geração cheia de vigor e esvaziada de seus valores. Você realmente gosta do mundo? Garanto que ele, em sua velha e maliciosa corrupção, adora negociar com você.

Mas agora consideremos Jesus, que ama pecadores como eu. Que pode Ele querer de mim? Deus é completo e transbordante, que poderia Ele carecer? Mas alguém dirá que o Criador precisa de nossa adoração. Ora, fomos criados para adorá-Lo, mas não existe qualquer carência divina ou prejuízo humano na genuína adoração, somente bondade Sua. Pois quem já adorou realmente a Deus sabe o prazer envolvido neste santo propósito - muito mais intenso e extenso que os prazeres mundanos, pois é prazer com relacionamento, aliança e pureza, cheio de um deslumbre incansável e inesgotável. Prazer eternamente crescente!

Mas... e quanto vai custar tudo isso? Diante da proposta incomparável, apenas o preço simbólico da renúncia de nossos medos, vícios e egoísmos - ou seja, nada, pois nos custa o sacrifício do que não tem valor. A isto chamamos graça. O caminho até Deus já foi aberto pelo mais alto preço: o sacrifício de Jesus, O Caminho. E na rota da graça não há pedágios, só gratidão espontânea. Diferente do mundo, Nele os pobres de espírito são bem-aventurados, pois quanto mais andam mais são enriquecidos. Nele não há enganos. No Calvário, Ele trocou de "dado" conosco - isto é, mudou a nossa sorte - e por isso, vivendo em Sua vontade e ao Seu devido tempo, entenderemos e veremos que todos os lados de nossa história foram pintados (com a tinta vermelha de Seu sangue) com o número 100 - sim, 100 vezes mais nesta vida e na futura (Mc 10.30)!

Portanto, por este Jesus terei afeto, Sua companhia será meu bem, Sua presença a prioridade! Ele me faz rir como ninguém! Sua alegria é mais forte que a vida, pois quando a vida faz-me chorar, Ele a supera e me alegra quando ninguém mais o faria, como ninguém mais me faria! Em Sua companhia meu humor é resgatado e torna a se erguer; persevera na crise pois bebe de uma fonte bem fresca. Que contraste com o mundo (traste)! Jesus sim nos ama, embora não possamos beneficiá-lo (Ele já é perfeito). Mesmo assim nos ama, perdoa e liberta da tirania do pecado. Reagindo em gratidão, queremos servi-Lo com tudo que temos. Ah, que grande missão tem o Espírito Santo: pegar sucatas inúteis e transformar-nos em instrumentos polidos que refletem ao mundo a imagem, o poder e a pessoa de Jesus, revelando em nós Sua glória!

No entanto, independente de alguma utilidade que milagrosamente possamos ter-Lhe ou não, temos a certeza de que Ele nunca se cansará ou se esquecerá de nós; pelo contrário, todo dia valorizará alguma beleza Sua em nós. Sempre incentivará a expressão de nossos corações a Ele, através desse giz de cera que aos Seus olhos é o talento que nos presenteou, juntamente com estas folhas de rascunho, a nossa humilde vida que para sempre dedicamos Àquele que nos amou primeiro (Jo 4.19)!

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Santidade e a Alegria

"Os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo" (Atos 13.52)

No tempo de nossa infância, nossos pais nos davam banho e nos vestiam com aquela bela roupa que tinham comprado para nós, sempre que desejavam nos levar a alguma festa ou a um lugar que alegrasse nosso coração. Em seguida, uma vez limpos e arrumados, eles nos diziam expressamente para termos cuidado e não nos sujarmos. Algumas vezes, porém, confesso que desobedeci e isso atrasou minha ida ao prometido lugar de alegria. Mais tarde, conforme fui crescendo, percebi que, dependendo da sujeira, a desobediência podia fazer com que a gente perdesse a festa. Percebi também que no mandamento de meus pais havia mais coisas envolvidas, pois a higiene dos filhos dá honra a seus pais. Na verdade, o modo como as crianças se vestem, falam, brincam, se relacionam e repartem as coisas umas com as outras nos revela muito de quem elas são filhos e filhas, e de como são os seus pais.

Nosso Pai Celestial, de semelhante modo, comprou no Calvário a mais bela roupagem para seus filhos, e deseja vê-los limpos. Sua intenção ao nos ordenar tal santidade é Seu desejo de nos levar ao "lugar" de satisfação mais maravilhoso, divertido e gostoso do universo: "Em Cristo", nos diz a Bíblia. No entanto, nossa ansiedade e inquietude nos tenta e nos distrai - e então a espera parece demorar e custar tanto! Chegamos a chamar tal submissão à vontade e ao tempo do Pai de "sacrifício", tamanho é seu custo para nós! Infelizmente, alguns não suportam: desobedecem, se precipitam e se sujam. Quanto atraso em nossa vida vem disso! Outros se mancham ainda mais, e infelizmente chegarão tarde demais à Festa.

Não somos crianças, mas assim como elas, o modo como lidamos, falamos, trabalhamos, nos relacionamos e compartilhamos as coisas uns com os outros mostra ao mundo de quem somos filhos, e como é o nosso Pai Amado. Nossa pureza de coração e higiene de espírito dá honra a Ele. Mas quem sai ganhando mesmo com a santidade somos nós, pois é permanecendo nela que o Pai leva Seus filhos à experimentação da melhor e verdadeira alegria! No entanto, quantos de nós ainda achamos que a santidade se resume somente a um chamado ao sacrifício e à privação! Ah, quando entendermos que a santidade vai além, pois é o requisito para a alegria real e o prazer eterno da comunhão com Cristo! Que povo motivado e consolado seremos, quando nosso espírito entender todo o prazer implícito no mandamento à santidade!

Irmãos peregrinos, vamos pedir juntos que sempre que a espera e a pureza ficarem difíceis demais para nós, e sentirmos a tentação de irmos brincar de pular na lama, que o Pai nos lembre que sem santidade não poderemos andar com Ele - e se não andarmos com Ele, não iremos a lugar algum!

"Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus" (2 Co. 6.18-7.1)

"Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve" (Salmo 51.7)